O Governo espanhol não considera válida a resposta dada pelo chefe do executivo regional da Catalunha à pergunta sobre se declarou a independência da região, disse esta manhã o ministro da Justiça espanhol, Rafael Catalá.
A aeronave que se despenhou na quinta-feira no leste de Angola, provocando a morte dos sete ocupantes, entre os quais um paramédico português, terá sido atingida por um raio na asa direita, provocando o incêndio num dos motores.
As escolas e os jardins-de-infância de Vieira de Leiria, no concelho da Marinha Grande, vão estar encerrados durante o dia de hoje, na sequência do incêndio que, desde a tarde de domingo, afetou aquela freguesia.
Quase 6.000 homens estavam ao início da manhã no terreno a combater as chamas em todo o país, apoiados por cerca de 1.800 veículos, após um fim-de-semana com seis mortos, casas ardidas e famílias realojadas.
A circulação automóvel no Itinerário Principal 3 (IP3) entre Viseu e Coimbra foi reaberta hoje de manhã, mas o troço entre Coimbra e Penacova continua condicionado, informou a GNR.
O presidente do Governo regional da Catalunha, Carles Puigdemont, enviou hoje uma carta ao chefe do executivo espanhol, Mariano Rajoy, em que volta a propor diálogo, sem precisar se declarou ou não a independência da região, como Madrid pretendia.
A chuva vai regressar hoje ao território do continente, mas nos distritos mais afetados pelos incêndios prevê-se que caia mais para o final do dia, adiantou à agência Lusa o meteorologista Ricardo Tavares.
O Plano Municipal de Emergência foi ativado hoje, em Viseu, tendo sido abertos dois centros de acolhimento para assistir os afetados pelos fogos, anunciou a Câmara Municipal de Viseu.
Trinta concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém, Castelo Branco, Guarda, Coimbra e Bragança, alguns destes fortemente afetados por fogos, estão hoje em risco ‘máximo’ de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Presidente francês prometeu no domingo que todos os "estrangeiros em situação irregular" que cometam um delito "independentente do que seja serão expulsos" de França.
O prazo dado por Madrid para que o presidente do governo catalão clarifique se declarou ou não a independência da Catalunha termina hoje às 10:00 (09:00 em Lisboa), estando dependente da resposta a suspensão da autonomia da região.
O Presidente angolano, João Lourenço, estreia-se hoje na Assembleia Nacional, para o seu primeiro discurso anual sobre o estado da Nação, com a política económica e as relações internacionais de Angola em pano de fundo.
O teor de sal no pão vai baixar ainda mais a partir do próximo ano, de acordo com um protocolo que será hoje assinado entre o Estado e a indústria da panificação e pastelaria.
Cerca de 40% dos consumidores portugueses não compreendem a informação nutricional básica contida nos rótulos dos alimentos, segundo um estudo encomendado pela Direção-geral da Saúde (DGS).
O Plano Municipal de Emergência de Braga foi ativado durante a madrugada de hoje, depois de uma reunião da comissão municipal de Proteção Civil, disse à Lusa fonte da proteção civil no município.
As autoridades espanholas anunciaram hoje uma terceira vítima mortal dos incêndios na Galiza, depois de duas pessoas terem morrido carbonizadas na viatura em que seguiam.
O Arcebispo Primaz de Braga afirmou esta noite ser "imperioso apurar responsabilidades e agir" numa publicação na página do Facebook da Arquidiocese, referindo-se aos incêndios em Portugal.
Um incêndio que deflagrou na noite de domingo na zona industrial de Campo, em Valongo, estava, pelas 02:30, "perto de casas e de fábricas", disse à Lusa fonte dos bombeiros locais.
Mais de uma dezena de casas já arderam no concelho de Tondela, encontrando-se outras ainda a ser fustigadas pelas chamas numa área envolvente à cidade, disse hoje à Lusa o presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus.
O lançamento de fogo-de-artifício na noite de domingo, durante os festejos dos Santos Mártires, no bairro do Alboi, em Aveiro, gerou uma onda de indignação na internet, com muitas pessoas a partilharem o seu testemunho.
A Autoridade Nacional de Proteção Civil, através do Comando Distrital de Operações e Socorro de Viseu, criou um Centro de Apoio de Emergência situado no quartel do Regimento de Infantaria 14, em Viseu, foi hoje anunciado.
O combate ao incêndio que deflagrou em Óbidos às 15:40 de domingo estava às 03:00 a evoluir favoravelmente, apesar de a única frente ativa lavrar num local sem acesso, informaram os bombeiros.
O centro de saúde de Vagos está aberto hoje de madrugada para receber pessoas necessitadas de cuidados médicos na sequência dos incêndios que atingem o concelho, disse a autarquia.