Os incêndios que deflagraram no domingo e provocaram pelo menos 31 mortos tiveram na origem "muita negligência", afirmou hoje a adjunta de operações da Proteção Civil, que considerou inaceitável o número de 523 ignições.
Na pequena aldeia de Casal do Gago, em Vila Nova de Poiares, a população, que combateu o incêndio sozinha, diz que se valeu das lições de Pedrógão Grande para evitar uma tragédia, que poderia ter acabado com vítimas.
O número de mortos devido aos incêndios que deflagraram no domingo subiu para 31, disse hoje à agência Lusa a adjunta de operações da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Patrícia Gaspar.
Um inferno ao vivo: é assim que Goreti Machado alude ao incêndio que devastou o Monte da Falperra, em Braga, consumindo uma habitação, uma fábrica de torneiras e uma oficina de automóveis e ferindo de morte um dos pulmões da cidade.
A população tem apenas dois números de telefone, o geral da GNR e o SOS Trânsito, para saber em tempo real quais as estradas cortadas e caminhos alternativos para fugir aos incêndios, revelou à Lusa a GNR.
A Câmara do Fundão, em colaboração com um empresário ligado à silvicultura, está a instalar no seminário local um viveiro de plantas, que serão depois utilizadas para a reflorestação da Serra da Gardunha, este verão foi afetada pelo fogo.
A Cáritas Portuguesa manifestou hoje a sua “plena solidariedade” com as vítimas dos “terríveis incêndios” que lavram no país e disponibilizou 150 mil euros para as “necessidades mais urgentes” das pessoas e famílias afetadas.
O presidente da Câmara de Oleiros, Fernando Marques Jorge, confirmou hoje à agência Lusa a existência de 29 feridos, até ao momento, na sequência do incêndio que afeta o concelho, entre bombeiros e populares.
O incêndio que deflagrou no domingo no concelho de Condeixa-a-Nova, no distrito de Coimbra, consumiu vários olivais e muita área de vinha, disse à agência Lusa o presidente do município.
A GNR fiscalizou na passada semana 1.468 condutores de veículos pesados de passageiros e de mercadorias, tendo registado 717 contraordenações, 378 relacionadas com tacógrafos e 267 por excesso ou deficiente acondicionamento da carga transportada.
A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, reiterou hoje que não tem intenção de se despedir, afirmando que agora é tempo de ações e não de reações.
As localidades de Coimbrão e Pedrógão, em Leiria, são as zonas que mais preocupam as autoridades hoje de manhã, disse o presidente da Câmara, Raul Castro, à agência Lusa.
O comissário europeu Christos Stylianides expressou hoje solidariedade a Portugal e Espanha devido aos incêndios que afetam os dois países desde o fim de semana e disse que o Mecanismo Europeu de Proteção Civil está pronto a ajudar.
Os três fogos que lavravam desde o final da tarde de domingo em Mafra entraram em fase de rescaldo, tendo sido desativado o Plano Municipal da Proteção Civil às 09:00 de hoje, disse o vice-presidente da câmara.
A Ordem dos Médicos lançou hoje um apelo aos clínicos para que se disponibilizem para apoiar as populações e as autoridades nas regiões afetadas pelos incêndios florestais que lavram desde domingo.
O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, confessou hoje "grande preocupação e angústia" com os incêndios do fim de semana e avisou que é impossível "ficar de braços cruzados" com o que está a passar-se.
A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, lamentou hoje o "número extraordinariamente elevado" de mortes em consequência dos incêndios de domingo na zona Centro, considerando necessário recuperar a confiança no Estado no seu papel de apoio aos cidadãos.
Treze estradas das regiões do Norte e Centro estavam cortadas ao trânsito devido a vários incêndios cerca das 09:30 de hoje, segundo um novo balanço disponibilizado na página da Internet da Infraestruturas de Portugal (IP).
O chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy, advertiu hoje o presidente do governo catalão que ele será “o único responsável pela aplicação da Constituição”, referindo-se à suspensão da autonomia da Catalunha (artigo 155.º), na resposta a Carles Puigdemont.
O incêndio que reacendeu às 11:28 de domingo no concelho de Melgaço, distrito de Viana do Castelo, foi dado como extinto às 07:00 de hoje, disse à agência Lusa o presidente da Câmara local.
Dezenas de casas foram destruídas hoje de madrugada em Mira, distrito de Coimbra, no incêndio que começou no domingo em Quiaios, na Figueira da Foz, disse o presidente da Câmara.
Pelo menos 27 pessoas morreram nos mais de 500 incêndios que deflagraram no domingo, o pior dia do ano em fogos, revelou hoje a Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC).