Mais de cinco mil operacionais combatiam hoje, às 15:30, 141 incêndios no norte e centro do país, apoiados por 1.600 meios terrestres e três meios aéreos, segundo a página da internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).
O Ministério Público da Audiência Nacional — uma instância especial da justiça espanhola — pediu hoje prisão sem direito a fiança para o chefe dos Mossos d'Esquadra pela inação no referendo de independência da Catalunha, a 1 de outubro.
A AVIPG – Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande - exigiu uma “governação eficiente e previdente” e pediu desculpa às vítimas dos fogos de domingo por ter sido branda demais e ter sido incapaz de impedir novas desgraças.
A Câmara Municipal de Seia, no distrito da Guarda, ativou hoje o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil devido à situação originada pelos incêndios iniciados no domingo e considerando "a previsão do agravamento da situação atual".
Várias dezenas de casas e algumas empresas foram destruídas pelo incêndio que consumiu, no domingo à noite, cerca de 80% do território de Castelo de Paiva, disse à Lusa o presidente da câmara.
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, telefonou, ao final da manhã, ao primeiro-ministro, António Costa, manifestando-se consternado com as consequências trágicas dos incêndios de domingo que já causaram pelo menos 31 mortos.
O antigo presidente de Timor Leste e líder do CNRT, partido que ficou em segundo lugar nas eleições de julho, disse, no Funchal, que pretende "ganhar experiência" como oposição, escusando-se a revelar se apoia o programa de governo.
O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) admitiu hoje na Lourinhã que há agricultores a fazer queimadas ilegais, mas considerou que o setor é reflexo de um país cheio de "maus comportamentos cívicos".
O PCP anunciou que vai pedir audiências ao Presidente da República, ao primeiro-ministro e à procuradora-geral da República, na sequência dos incêndios florestais que deflagraram no fim de semana.
O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou, no Luxemburgo, que a situação “muito difícil” que Portugal e a Galiza enfrentam devido aos incêndios “exige é unidade e determinação, e não queixas recíprocas ou divisões”.
Os diretores das escolas do concelho de Leiria aconselharam os alunos a irem para casa, devido à nuvem de fumo que atinge a cidade, disse à agência Lusa a vereadora da Educação, Anabela Graça.
Os hospitais de Viseu e Coimbra assistiram, entre domingo e hoje, mais de uma centena de doentes oriundos dos incêndios na região, tendo contado com a oferta de profissionais de saúde que se prontificaram para ajudar a responder a esta procura.
O Governo português disse hoje ter recebido “com pesar” a decisão dos Estados Unidos de abandonar a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), e espera que esta “possa ser reconsiderada”.
Os produtores florestais estão preocupados com os reflexos que a seca prolongada pode ter na qualidade e na quantidade de cortiça tirada na campanha do próximo ano, assim como na mortalidade "acima do normal" de sobreiros.
O vice-presidente do CDS-PP/Açores Félix Rodrigues considerou hoje que a contaminação de solos e aquíferos na Praia da Vitória exige uma intervenção imediata, em vez de sensibilização, alegando que está a provocar problemas de saúde pública.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, pediu hoje ação urgente face aos incêndios, prometendo falar ao país após a estabilização dos fogos que se registam por todo o continente.
O Ministério Público (MP) acusou um homem, de 52 anos, pela prática de 1.174 crimes de abuso sexual de crianças e 399 crimes de abuso sexual de adolescentes, informou hoje a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa (PGDL).
Pelo menos duas dezenas de agrupamentos de escolas estão encerrados, quer em consequência direta das chamas quer por estarem a servir de centros de acolhimento às populações, informou hoje o Ministério da Educação.
Mais de uma centena de pessoas ficaram desalojadas no concelho de Oliveira do Hospital por causa dos incêndios de domingo e de hoje, disse à agência Lusa o presidente da Câmara daquela cidade, José Carlos Alexandrino.
Quatro casas foram destruídas pelo incêndio que no domingo à noite deflagrou em Penafiel, havendo uma família desalojada aos cuidados dos serviços de ação social da câmara, disse hoje à Lusa fonte da Proteção Civil municipal.
O presidente da Câmara de Vila Nova de Poiares, no distrito de Coimbra, estima que já tenha ardido cerca de 70% do território do concelho, havendo "algumas dezenas de habitações" que ficaram destruídas.
A Vodafone prevê repor até ao final do dia as comunicações móveis e fixas nos distritos de Braga, Guarda, Coimbra, Viseu e Aveiro, os mais afetados por interrupções devido aos incêndios, divulgou a empresa.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) disponibilizou, no seu site, informação sobre as estradas interditas para que a população possa usar caminhos alternativos para fugir aos incêndios, revelou fonte do gabinete da GNR.
O consumo de leite em Portugal teve uma quebra de 17% desde 2016 devido a “mitos e inverdades”, divulgou hoje a federação que representa os produtores e que criou uma campanha para inverter esta situação, falando dos benefícios.