Munidos de papel, canetas, aguarelas e um 'tablet', os quatro artistas chegaram ao Santuário de Fátima e aproveitaram o pouco sol que se tem registado ao longo do dia de hoje para pintar imagens do recinto.

Fernanda Lamelas é a artista portuguesa anfitriã que, nesta iniciativa do Turismo de Portugal, está a promover um conjunto de 12 visitas a 12 locais portugueses que servem de inspiração a estes Urban Sketchers (designação para desenhadores urbanos).

O Santuário de Fátima, que este ano celebra o centenário das "aparições", é o primeiro dos locais e até domingo estes quatro artistas irão desenhar as imagens do recinto, as pessoas que o enchem e tentar demonstrar que “a fé também de pode desenhar”.

“Temos uma outra forma de ver o mundo. Este é um outro tipo de turismo”, afirmou Fernanda Lamelas, para quem estes desenhadores se concentram “nos pormenores”.

Em relação a Fátima, esta artista, que é crente, acredita que o desenho pode contribuir para mostrar o que o fenómeno “mexe” em cada um.

Fernanda Lamelas acredita que no desenho é possível sentir-se a fé.

A presença dos quatro artistas no Santuário provocou a curiosidade dos muitos fieis que já se encontram no recinto na véspera da chegada do papa a Fátima e que não hesitaram em espreitar para os blocos que se foram enchendo de cor, até a chuva voltar e obrigar os desenhadores a dispersar.

Francisco estará em Fátima na sexta-feira e no sábado, tornando-se o quarto papa a visitar o maior templo mariano do país. Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991, 2000) e Bento XVI (2010) foram os outros papas que estiveram em Fátima.

O líder da Igreja Católica preside à cerimónia de canonização dos pastorinhos Jacinta e Francisco Marto, no sábado.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.