Todos os dias são publicadas milhões de páginas na Web. Mas a maioria da informação não continua disponível por muito tempo. Por isso, "o Arquivo.pt preserva milhões de páginas recolhidas da web desde 1996 e disponibiliza um serviço público de pesquisa sobre esta informação histórica", pode ler-se na apresentação do site.

Anualmente, decorre o Prémio Arquivo.pt, que tem como objetivo "galardoar trabalhos inovadores realizados com base na informação histórica preservada" pela página.

Assim, "os trabalhos realizados devem ser aplicações práticas ou estudos baseados na informação acessível através do Arquivo.pt, que demonstrem a utilidade deste serviço público e a importância de preservar a informação publicada na web", podendo ser de qualquer área: Educação, História, Sociologia, Comunicação, Saúde, Informática, entre outras.

As candidaturas — de trabalhos individuais ou em grupo — para a 3ª edição do prémio anual Arquivo.pt já estão abertas e terminam a 4 de maio. Serão atribuídos 15 mil euros aos três melhores trabalhos: ao primeiro classificado são atribuídos 10 mil euros, ao segundo de três mil e o terceiro recebe dois mil euros.

Os trabalhos vão ser analisados por um júri e os vencedores serão anunciados durante o Encontro Ciência 2020, que decorrerá em junho deste ano.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.