Robert Hadden, descrito pelos procuradores como "um predador de colarinho branco", cumpre pena de 20 anos de prisão por abuso sexual desde o ano passado.

Associações de apoio especializado à vítima de violência sexual:

Quebrar o Silêncio (apoio para homens e rapazes vítimas de abusos sexuais)
910 846 589
apoio@quebrarosilencio.pt

Associação de Mulheres Contra a Violência - AMCV
213 802 165
ca@amcv.org.pt

Emancipação, Igualdade e Recuperação - EIR UMAR
914 736 078
eir.centro@gmail.com

Hadden foi acusado de abusar de dezenas de mulheres entre o início da década de 1990 e 2012, entre elas Evelyn Yang, cujo marido, Andrew Yang, se candidatou em 2020 à disputa da Presidência americana pelo Partido Democrata.

Segundo DiPietro, o acordo compreende 576 ex-pacientes de Hadden. "Envia uma mensagem forte de que estamos aqui para garantir que as instituições que encobrem a exploração e o abuso serão chamadas a prestar contas pelos seus crimes", expressou.

Em comunicado conjunto publicado no X, Evelyn Yang e outra vítima, Marissa Hoechstetter, saudaram o acordo.

A Universidade de Columbia afirma que implementou "uma série de novas medidas de segurança para pacientes".