O mapa do ECDC combina as taxas de notificação de casos de covid-19 nos últimos 14 dias, o número de testes realizados e o total de positivos, e é atualizado semanalmente, à quinta-feira.
Na atualização hoje divulgada, Portugal continental e Madeira surgem na pior categoria de todas neste sistema de semáforos, a vermelho-escuro, que é referente a regiões onde o SARS-CoV-2, que causa a covid-19, circula a níveis muito elevados.
Nesta categoria vermelho-escuro, que significa que a taxa cumulativa de notificação de casos de covid-19 nos últimos 14 dias é igual ou superior a 500 por cada 100 mil habitantes, estão inseridas grande parte das regiões europeias, numa altura em que a variante Ómicron do SARS-CoV-2 se propaga a uma ritmo intenso e em que há um elevado ressurgimento das infeções.
Os Açores são, assim, exceção, ao surgirem no mapa de hoje do ECDC na categoria laranja, de risco moderado para a covid-19, que é referente a regiões em que, segundo os critérios da agência: a taxa de notificação de 14 dias é inferior a 50 e a taxa de positividade do teste for 4% ou mais ou a taxa de notificação de 14 dias é igual ou superior a 50 e inferior a 75 e a taxa de positividade do teste é igual ou superior a 1% ou ainda que a taxa de notificação de 14 dias está entre 75 e 200 e a taxa de positividade do teste é inferior a 4%.
Este mapa da agência europeia segue um sistema de semáforos sobre a propagação da covid-19 na UE, a começar no verde (situação favorável), passando pelo laranja, vermelho e vermelho escuro (situação muito perigosa).
Serve de auxílio aos Estados-membros sobre as restrições a aplicar às viagens no espaço comunitário.
Comentários