Em Sacramento, capital do Estado da Califórnia, o primeiro-ministro reúne-se com Jerry Brown, um dos mais carismáticos dirigentes democratas entre as décadas de 70 e 90.

Neste período, Jerry Brown, destacado político democrata, concorreu por três vezes à nomeação presidencial pelo partido. Enfrentou por duas vezes Jimmy Carter (1976 e 1980) e por uma vez Bill Clinton (1992).

Fonte diplomática disse à agência Lusa que um dos principais objetivos desta visita de sete dias do primeiro-ministro aos Estados Unidos visa precisamente "salientar o crescente peso" da comunidade portuguesa e dos lusodescendentes em vários domínios neste país.

No plano político, ao nível federal, destacam-se três representantes da Califórnia: Devin Nunes (presidente do Comité de Serviços de Informações, republicano), David Valadão (republicano) e Jim Costa (democrata).

Segundo estatísticas oficiais de 2016, residem nos Estados Unidos 1,375 milhões de cidadãos portugueses e lusodescendentes, dos quais 242 mil nascidos fora deste país.

O Estado onde residem mais portugueses e lusodescendentes é a Califórnia com cerca de 350 mil - uma comunidade que se tem queixado de estar mais afastada do poder político português.

António Costa desloca-se logo pela manhã ao Capitólio Estadual de Sacramento, onde será aprovada uma resolução para institucionalizar o "Dia de Portugal", fazendo, depois, uma intervenção, após o discurso formal do presidente do Senado, Toni Atkins.

Após o encontro com o governador da Califórnia, ao fim da manhã, o primeiro-ministro participa numa conferência sobre o tema dos "caminhos cruzados" de Portugal e deste Estado norte-americano no desenvolvimento de energias limpas.

Antes de partir para Nova Iorque ao início da tarde, António Costa vai reunir-se com o diretor da autoridade estadual para o combate e prevenção de incêndios [a Calfire], Ken Pimlot.

A Califórnia é uma das zonas do mundo mais afetadas por violentos incêndios florestais e o Governo português está interessado em aprofundar o seu conhecimento sobre o sistema de organização californiano de prevenção e combate.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.