Segundo uma nota da ANA – Aeroportos de Portugal, desde as 10:30 que a operação no Aeroporto Humberto Delgado “retomou a normalidade”, depois do problema no abastecimento das aeronaves ter sido resolvido pelas 00:30.

A ANA informa ainda que “todas as restrições ao tráfego aéreo foram levantadas e todos os voos estão a decorrer de acordo com o previsto, ao ritmo normal”.

De acordo com a informação disponível pelas 11:30 na página da internet ANA, alguns voos ainda estavam a sair de Lisboa com atraso, nalguns casos superior a uma hora, como por exemplo o voo da Ryanair com destino a Dublin, que saiu pelas 11:19 do terminal 2, quando a hora inicialmente prevista era 10:00.

Quase todos os restantes voos que partiram do aeroporto de Lisboa ao final da manhã saíram com algum atraso.

O problema no abastecimento das aeronaves ocorrido na quarta-feira afetou centenas de voos e milhares de passageiros.

Além do reforço de meios de abastecimento de aeronaves durante a noite, a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) deu autorização para que fossem efetuados voos noturnos para ajudar a normalizar a situação, inédita no Aeroporto Humberto Delgado (Lisboa).

A Proteção Civil disponibilizou camas para os passageiros que se mantiveram esta noite nas instalações do aeroporto, nomeadamente por não terem sido acomodados pelas suas companhias ou por quererem permanecer no local ou porque viajariam brevemente.

Na nota emitida hoje de manhã, a ANA não dá mais pormenores sobre quantos voos foram cumpridos durante a noite nem sobre os passageiros afetados que tiveram de ser alojados.