“Estão a instalar um renovado sistema ILS para garantir uma melhoria de condições no Aeroporto do Porto”, adiantou fonte oficial da NAV, quando questionada sobre a existência de atrasos em voos devido ao nevoeiro e à alegada ausência de um sistema ILS de categoria superior, que permite aterragens em situações de baixa visibilidade.

Em resposta à Lusa, a NAV assegurou que “o aeroporto do Porto tem todos os equipamentos necessários ao seu funcionamento”, acrescentando que está a ser instalado um sistema ILS renovado.

Questionada sobre a entrada em vigor deste novo sistema ILS, fonte da NAV não soube adiantar detalhes.

Em agosto, o PCP questionou o ministro das Infraestruturas sobre o que classificou de falta de condições do Aeroporto do Porto em dias de nevoeiro.

O PCP referia-se ao facto de ter existido, num só dia, o desvio de 10 voos e assinalava a “falta de um segundo aparelho de auxilio à aterragem em dias de intenso nevoeiro, ao contrário dos Aeroportos de Faro e Lisboa, que contam com dois aparelhos”.

O Porto Canal divulgou hoje que cerca de 40 voos foram cancelados desde as 00:00 de terça-feira até às 23:30 de quarta-feira, entre partidas e chegadas, devido à falta de condições de aterragem com nevoeiro.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.