No endereço https://services.aima.gov.pt/SAPA/change_mail.php, disponível na página da instituição, será possível aos imigrantes que não tenham recebido o email para pedirem o agendamento dos seus casos relativos a autorizações de residência fazerem um novo pedido ‘online’.

Muitos dos imigrantes que acorrem de madrugada às lojas da AIMA espalhadas pelo país na esperança de terem uma senha de atendimento presencial está relacionado com o facto de não terem recebido a notificação enviada na semana passada aos casos que tenham apresentado uma manifestação de interesse (um processo que permite a legalização de quem chega com visto que não é de trabalho).

Hassan, um marroquino que foi atendido na segunda-feira à tarde na loja AIMA em Lisboa, era um desses casos. “Não recebi qualquer email e venho ver o que se passa. Pago o que for preciso”, disse então à Lusa.

Segundo a AIMA, muitos dos utentes preencheram mal o email ou deixaram de o utilizar, já que estes pedidos têm, nalguns casos, dois anos.

Nesta nova ligação, quem já tem um pedido pendente pode pedir o envio dos dados para pagar o agendamento desde que dê um novo email. Para confirmar que esse processo já existe, os imigrantes devem incluir outros dados que vão permitir o cruzamento de dados, como o número de identificação fiscal, de passaporte, telefone, ou segurança social. Além disso, devem incluir o endereço de email antigo e o novo.

Num comunicado de terça-feira, a AIMA refere que “está a reformular o procedimento para agendar o atendimento necessário à concessão de uma autorização de residência”, substituindo o contacto telefónico por meios digitais, pelo que agora “será possível agilizar o agendamento e assegurar o cumprimento das novas regras que entraram em vigor no início do ano de 2024”.

Nos casos em que os utentes tenham clicado, por engano, no ‘link’ “destinado a comunicar que já não estaria interessado na manifestação de interesse”, podem enviar um email para manifestacao.interesse@aima.gov.pt, solicitando a reativação da manifestação de interesse, indicando os seus dados.

“A manifestação de interesse será reposta e poderá ser retomado o processo de atualização de informação e marcado o agendamento sem problemas”, refere ainda a AIMA.

As queixas dos imigrantes têm subido de tom, mas, segundo a instituição, a maioria dos problemas podem ser resolvidos pelo próprio sistema.