"Realizamos um lançamento aéreo combinado de assistência humanitária em Gaza", disse um funcionário do Comando Central dos EUA na região (Centcom) sob condição de anonimato. Três C-130 da Força Aérea dos EUA conduziram operações para fornecer "ajuda aos civis afetados pelo conflito em curso".

Os aviões lançaram "66 pacotes no total de refeições sem carne de porco", explicou o responsável, acrescentando que ainda não tem números sobre a tonelagem total lançada, sendo que a Associated Press esclarece serem cerca de 38.000 refeições.

O presidente Joe Biden anunciou na véspera que os Estados Unidos começariam a transportar suprimentos aéreos para Gaza, após a morte de mais de 100 palestinos num ataque israelita enquanto cercavam um comboio de ajuda na quinta-feira.

Neste incidente, dezenas de pessoas desesperadas morreram enquanto corriam para chegar a um comboio no norte de Gaza, sob cerco militar desde o ataque do Hamas a Israel em 7 de outubro, e onde a ONU alertou para uma crise humanitária e uma fome severa.