Na apresentação da candidatura aos jornalistas, que decorreu num restaurante da cidade, Ana Clara Birrento afirmou que pretende ajudar a construir uma cidade "sustentável e alicerçada em atividades de mar e de serra" e "mais inclusiva".

A candidata do CDS-PP, que também já foi cabeça-de-lista nas eleições para o Parlamento Europeu, promete apresentar "propostas claras e de bom senso", que visam contribuir para "uma cidade cada mais competitiva e mais sustentável" e para um concelho "mais moderno".

Ana Clara Birrento garantiu também que conhece bem a realidade do concelho e as dificuldades que os setubalenses têm passado nos últimos anos.

"Em Setúbal cresci, estudei e aqui escolhi ficar para constituir família por ser um dos concelhos mais belos e com mais potencialidades do nosso país. Conheço bem Setúbal, de Azeitão, à Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra, passando pelo Sado, e pelas freguesias mais urbanas e mais populosas, de São Sebastião e a União de Freguesias de Setúbal", afirmou a candidata do CDS-PP.

"Também conheço bem a realidade social, económica e empresarial do concelho. Sei bem as dificuldades por que todos os setubalenses passaram durante os anos mais duros da crise e por que ainda passam, infelizmente, alguns. Mas também conheço e partilho da fibra destas mulheres e destes homens que dia após dia labutam, para também eles poderem dizer que contribuem, de algum modo, para o desenvolvimento da `sua Setúbal´", acrescentou.

Questionada sobre a gestão da atual maioria comunista, Ana Clara Birrento disse que neste último mandato houve diálogo com os munícipes, mas que terá faltado à maioria CDU esse mesmo diálogo com os partidos da oposição na autarquia sadina.

Nas últimas eleições autárquicas para a Câmara de Setúbal, PSD e CDS-PP concorreram juntos, mas elegeram apenas um vereador. A CDU governa o município de Setúbal com seis eleitos (maioria absoluta), o PS tem quatro e a coligação PSD/CDS-PP apenas um vereador eleito.

As eleições autárquicas realizam-se a 01 de outubro.