A caravana do PSD está no norte do país com o líder, Pedro Passos Coelho, a começar do dia em Fafe, onde o partido concorre em coligação com o CDS-PP, encabeçada por Eugénio Marinho.

Nas anteriores eleições, os sociais-democratas foram a terceira força mais votada no concelho, a seguir ao PS e aos Independentes por Fafe.

A comitiva seguirá depois para Barcelos, município liderado há dois mandatos por socialistas. O antigo vereador Mário Constantino Lopes é o candidato à Câmara de Barcelos da coligação PSD/CDS-PP.

Também a norte, o líder comunista, Jerónimo de Sousa, estará entre o Porto e Braga.

O secretário-geral do PCP participa numa arruada que se inicia na Avenida dos Aliados e termina na movimentada Rua de Santa Catarina, na cidade do Porto. A CDU tem como cabeça de lista Ilda Figueiredo, que se candidata à autarquia portuense depois de ali ter sido vereadora e de ter passado pelo Parlamento Europeu e pelas câmaras de Gaia e Viana do Castelo.

Eleita vereadora na Câmara de Viana do Castelo nas autárquicas de 2013, Ilda Figueiredo suspendeu o mandato este ano, para se dedicar à campanha no Porto. A CDU elegeu um vereador na câmara do Porto nas últimas autárquicas.

A caravana comunista segue para Fânzeres, concelho de Gondomar, e termina o dia com um comício em Braga, onde a CDU volta a candidatar o atual vereador Carlos Almeida.

O secretário-geral do PS, António Costa, também fará uma incursão a norte ao fim do dia. Costa vai passar por Águeda para apoiar o cabeça de lista PS à câmara, Paulo Seara, que vai tentar manter a autarquia em ‘mãos’ socialistas.

Águeda foi liderada nos últimos 12 anos pelo socialista Gil Nadais, que não se pode recandidatar por ter atingido o limite de mandatos. O vice-presidente, Jorge Almeida, também eleito pelo PS, candidata-se agora numa lista independente.

O secretário-geral do PS desce depois até Loures, para um comício de apoio à cabeça de lista, Sónia Paixão. O PS perdeu a liderança desta câmara em 2013.

A presidência da Câmara de Loures foi uma das grandes vitórias dos comunistas nas últimas autárquicas, quando o antigo líder parlamentar do PCP Bernardino Soares reconquistou para a coligação CDU um município perdido em 2001 para os socialistas.

Pela capital, numa autarquia liderada atualmente pelo PS, está a líder do CDS-PP e cabeça de lista à Câmara de Lisboa (CDS-PP/MPT/PPM), Assunção Cristas, que começa o dia com um passeio de motos e termina com uma “Cãocentração”, iniciativa de apresentação de propostas para os animais domésticos.

A única caravana de líderes políticos que está a sul do Tejo é a do BE.

A coordenadora do partido, Catarina Martins, estará no Montijo (distrito de Setúbal) ao lado do candidato número um à câmara, Cipriano Pisco, numa sessão com alunos de uma escola profissional.

A comitiva bloquista segue depois para Palmela para uma visita a uma associação de recolha e tratamento de animais abandonados, na qual estará acompanhada do candidato à câmara, Carlos Oliveira.

O dia terminará em Setúbal com um jantar de apoio à candidata Sandra Cunha. O BE não detém nenhuma presidência de câmara no país.