Em comunicado enviado às redações, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) informa que numa operação de fiscalização dirigida a um Centro de Embalamento e de Classificação de Ovos, no concelho de Pombal, "foram apreendidos 49.680 ovos, no valor total de € 6.056,00, por irregularidades na rotulagem".

Estes "apresentavam na rotulagem a indicação de serem 'ovos provenientes de galinhas criadas ao ar livre', quando, através da rastreabilidade, se veio a apurar que o Modo de Criação dos mesmos tinha sido: 'ovos provenientes de galinhas criadas em gaiolas melhoradas'.

Na mesma operação "foi ainda constatada a alteração da data de postura para aumento do período referente à sua data de durabilidade dos ovos tendo sido instaurado um processo-crime, por fraude sobre mercadorias, em concurso com a infração de natureza contraordenacional de concorrência desleal".

Acrescenta a ASAE que "após perícia foi considerado que o produto apresentava qualidade, frescura e valor inferior ao que se encontrava marcado no ovo, não podendo entrar no circuito comercial para consumo".

Esta operação foi realizada através da Brigada Especializada das Indústrias da Unidade Regional do Centro.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.