O Prémio Cidadania 2017 será entregue pelo Presidente da República, numa cerimónia a decorrer no final da 2.ª Conferência da PASC-Casa da Cidadania, que se realiza hoje na Fundação Calouste Gulbenkian.

Segundo a organização, a atribuição do prémio fundamentou-se no reconhecimento da capacidade de mobilização dos familiares das vítimas da trágica catástrofe ao tomarem a decisão de criar uma associação cívica que os representasse e que ajudasse a prevenir futuras ocorrências de similar magnitude.

Nádia Piazza liderou a iniciativa denunciando um conjunto de circunstâncias e fragilidades que contribuíram para a tragédia.

O prémio da PASC — CASA DA CIDADANIA pode ser atribuído a cidadãos, associações ou empresas, residentes em Portugal, sendo as candidaturas apresentadas por entidades, individuais ou coletivas.

Os incêndios florestais que começaram em 17 de junho, sobretudo na região de Pedrógão Grande e depois alastraram a outros municípios, provocaram 64 mortos e mais de 250 feridos. Registou-se ainda a morte de uma mulher que foi atropelada quando fugia deste fogo. Os fogos causaram ainda elevados prejuízos materiais.