De acordo com a polícia austríaca, citada pela Associated Press (AP), o ataque matou pelo menos 10 pessoas (incluindo o seu autor, que se suicidou) e feriu 12 (algumas com gravidade).

O atirador era um homem de 21 anos que tinha duas armas, aparentemente obtidas de forma legal.

Segundo a AP, a polícia não apontou já razões para as motivações, mas disse que o jovem se suicidou na casa de banho após o ataque.

Dez mortos e mais de 20 feridos em ataque numa escola na Áustria
Dez mortos e mais de 20 feridos em ataque numa escola na Áustria
Ver artigo

O ministro do Interior austríaco, Gerhard Karner, afirmou em conferência de imprensa que o autor era um ex-estudante da escola secundária em causa (BORG Dreierschützengasse, a um quilómetro do centro de Graz) e que não tinha completado os estudos.

Já o chanceler austríaco, Christian Stocker, decretou três dias de luto nacional na sequência da tragédia, falando num "dia negro" para a história do país.

O presidente, Alexander van der Bellen, disse que "este horror não pode ser reproduzido em palavras".