Augusto Santos Silva, que chegou hoje a Luanda para uma visita de trabalho, falava na abertura das conversações com o seu homólogo angolano, Georges Chikoti.

"Um dos objetivos principais da minha presença aqui é justamente poder acertar a próxima deslocação do Primeiro-ministro de Portugal a Angola", disse o ministro. Augusto Santos Silva frisou que o objetivo é que a visita do Primeiro-ministro português possa realizar-se no mais curto prazo de tempo possível.

Segundo Augusto Santos Silva, a prova das boas relações é que, no que diz respeito a este Governo português, que vai no seu 15º mês de mandato, esta é a quinta visita de um membro do Governo a Luanda. "Designadamente, ainda há pouco estiveram aqui os ministros do Ambiente e da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior de Portugal e em ambos os casos com resultados concretos", referiu.

O governante português frisou que a presença do secretário de Estado da Agricultura e Alimentação nesta visita tem como objetivo preparar a deslocação do ministro angolano da Agricultura, Marcos Nhuca, a Portugal, que deverá ocorrer entre os dias 16 e 18 deste mês. Esta visita, de acordo com o MNE português, servirá para dar "um salto qualitativo na cooperação entre os dois países na área da agricultura e do desenvolvimento rural".

Na sua intervenção, Augusto Santos Silva confirmou igualmente a visita a Angola da ministra da Justiça de Portugal, Francisca Van-Dúnem, que terá lugar de 22 a 24 deste mês.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.