O secretário-geral do PS, António Costa, entra hoje na campanha eleitoral autárquica para estar ao lado do candidato e atual presidente da câmara de Lisboa, o socialista Fernando Medina, na assinatura do “compromisso para a mobilidade na Área Metropolitana de Lisboa”.
Depois, António Costa segue para o distrito de Setúbal, para os concelhos de Almada, Setúbal e Barreiro, um terreno “menos confortável” para os socialistas, já que tradicionalmente vence o PCP.
António Costa tem a primeira ação de campanha em Almada, município governado por comunistas, com uma ação de rua de apoio à candidata socialista Inês de Medeiros. De seguida, a comitiva segue para a sede do distrito -Setúbal - também gerido pelo PCP e onde o PS apresenta como cabeça de lista o vereador Fernando Paulino.
António Costa termina o dia de campanha no Barreiro, onde o PS candidata Luís Ferreira a presidente de uma câmara igualmente governada pelo PCP.
Um pouco mais a sul, a caravana da CDU (que junta comunistas e ecologistas) começa o dia em dois municípios atualmente geridos por autarcas comunistas: Alcácer do Sal e Grândola.
A comitiva liderada pelo secretário-geral do PCP seguirá de Grândola para Sines, município liderado pelo PS e onde Jerónimo de Sousa vai dar o seu apoio ao vereador e cabeça de lista da CDU, Hélder Guerreiro.
O quarto dia de campanha da CDU termina com um jantar “em casa”: Santiago do Cacém, um município comunista desde as primeiras eleições autárquicas realizadas em 1976. A coligação recandidata o presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Vítor Proença, a um terceiro mandato.
Pela região centro – na Batalha e Pombal - andará a comitiva do PSD, liderada pelo presidente do partido, Pedro Passos Coelho.
Na Batalha, o PSD recandidata o atual presidente, Paulo Batista dos Santos.
Em Pombal, Passos Coelho vai apoiar o candidato do partido, Diogo Mateus, atual presidente da Câmara Municipal. A este município concorre também Narciso Mota, ex-presidente entre 1993 e 2013, que se desfiliou do PSD e encabeça agora um movimento de cidadãos.
A norte, a coordenadora do BE, Catarina Martins, passa o quarto dia de campanha no distrito de Braga, com ações no mercado semanal de Guimarães, uma visita ao bairro de Lameiras onde realiza uma reunião com a associação de moradores.
A caravana bloquista ainda passará por Barcelos e termina o dia em Braga, concelho onde o partido quer eleger Paula Nogueira, a cabeça de lista, como vereadora.
Por sua vez, a líder do CDS-PP, Assunção Cristas, divide o dia entre Lisboa – onde é candidata - e tem uma ação denominada “Nem uma só casa fechada”, e o Porto, onde os centristas apoiam a candidatura do independente Rui Moreira. No Porto, Assunção Cristas participa na festa de aniversário da sociedade comercial de vinhos Gran Cruz e daí segue para Paredes, onde tem um jantar.
Comentários