"Uma das acusações que a CDU tem feito aos diversos executivos camarários que têm passado pela Câmara Municipal de Oeiras é este fomento desta assimetria territorial no concelho, que tem 46 quilómetros quadrados, não se justifica, e de facto, nesta zona interior tem havido um desinvestimento, um esquecimento por parte da câmara municipal", afirmou Heloísa Apolónia.
A deputada do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV), que lidera a coligação com o PCP, escutou em Tercena as pessoas queixarem-se de que "não são servidas por uma rede eficaz de transportes coletivos", de "não terem um jardim" ou "da falta de limpeza" na localidade e na freguesia.
"Nem um multibanco têm, é uma zona de facto esquecida do concelho", comentou a candidata, após visitar a União de Reformados e Pensionistas de Tercena.
A CDU quer inverter a situação, porque "Oeiras é para todos os habitantes de Oeiras e, portanto, quebrar esta assimetria territorial no concelho é fundamental", disse.
"Sabemos que os diversos concelhos da Área Metropolitana de Lisboa não podem ser vistos, e tidos, em matéria de transportes como ilhas, mas tem que haver uma solução integrada" ao nível metropolitano, apontou a deputada, no sentido de "uma resposta eficaz" em termos de horários e de percursos adequados às necessidades da população.
A candidata frisou que é preciso "uma câmara reivindicativa" e que a "coesão territorial" é uma prioridade.
Heloísa Apolónia lamentou que o município, nos últimos tempos, tenha "sido falado por muitos maus motivos", seja por "enriquecimento ilícito, questões de branqueamentos de capitais" ou de viagens ao estrangeiro pagas por empresas".
Quanto a aceitar pelouros após as eleições de 1 de outubro, a candidata notou que, "relativamente à experiência que vem detrás, quer com Isaltino Morais, quer com Paulo Vistas, integrados em movimentos de independentes, a CDU não aceitou nenhum pelouro".
Acompanhada de Daniel Branco, cabeça de lista à assembleia municipal, e por Rita Medinas, para a assembleia de freguesia de Barcarena, a candidata entregou o programa eleitoral com que assume "marcar a diferença" em paragens de autocarros e vários estabelecimentos comerciais.
Os candidatos à Câmara de Oeiras são Paulo Vistas (Independentes, Oeiras Mais À Frente), Isaltino Morais (Inovar Oeiras de Volta), Joaquim Raposo (PS), Ângelo Pereira (PSD/CDS-PP/PPM), Sónia Gonçalves (Renascer Oeiras 2017), Heloísa Apolónia (CDU), Miguel Pinto (BE), Pedro Torres (PAN), Safaa Dib (Livre), Isabel Sande e Castro (Nós, Cidadãos!), Pedro Perestrello (PNR), André Madaleno (PTP), Alda Gameiro (PCTP/MRPP).
Comentários