Como candidata à Câmara de Matosinhos, o PS escolheu a deputada Luísa Salgueiro e, para a Assembleia Municipal, elegeu Palmira Macedo que é, atualmente, a detentora do cargo.

“Trata-se de um caso único no país no universo socialista, duas mulheres numa única candidatura para a liderança aos órgãos autárquicos a que se propõem concorrer nas próximas eleições”, referiu, em comunicado.

Luísa Salgueiro disse querer contribuir para a presença das mulheres nos destinos autárquicos do país.

“Acredito fortemente que, aqui em Matosinhos, também faremos a diferença”, acrescentou.

Na nota, a candidatura do PS revelou ter juntado mais de 500 mulheres de Matosinhos num jantar de apoio, reforçando “fortemente” o “pendor feminino”.

Em 2013, o PS elegeu 12 das 23 candidatas mulheres (das 308 câmaras do país), registando em termos globais 7,46% do universo. As restantes candidatas dividiram-se por todos os outros partidos e coligações, indica a nota.

O PS registou, na altura, a vitória em Alfândega da Fé (Berta Nunes), Góis (Lurdes Castanheira), Mourão (Clara Safarra), Lagos (Joaquina Matos), Portimão (Isilda Gomes), Amadora (Carla Tavares), Odivelas (Susana Amador), Nisa (Idalina Trindade), Vila do Conde (Elisa Ferraz), Abrantes (Maria do Céu Albuquerque), Alcanena (Fernanda Asseiceira) e Tomar (Anabela Freitas).

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.