Em nota de imprensa publicada na rede social Facebook, a CDU começa por manifestar "a sua enorme consternação, dor e pesar profundo pelo falecimento de Anabela Loureiro", que morreu na sequência de um acidente de viação registado na noite de segunda-feira.

A CDU esclarece que Anabela Loureiro tinha 41 anos e que integrava na sétima posição a lista da CDU, como independente, à Câmara da Covilhã.

"Mais se informa que a CDU não realizará as ações de [pré] campanha programadas para esta semana no concelho da Covilhã", acrescenta a nota.

Além da CDU, a candidatura do movimento "De Novo Covilhã", do CDS, do BE e da coligação PSD/MPT também já manifestaram publicamente votos de pesar, anunciado que decidiram suspender ações de pré-campanha.

Nas eleições autárquicas de 1 de outubro, concorrem à presidência da Câmara da Covilhã, distrito de Castelo Branco, Marco Batista (PSD), Adolfo Mesquita Nunes (CDS-PP), Carlos Pinto (independente), Mónica Ramôa (CDU), Vítor Pereira (PS) e João Corono (BE).

Nas eleições de 2013, o PS, liderado por Vítor Pereira, conquistou três mandatos, o Movimento Acreditar Covilhã obteve dois, enquanto o PSD e a CDU elegeram um vereador cada.