O cabeça de lista frisou que “o Porto tem uma grande necessidade de habitação social”, como também de “recuperação de habitação, porque 20% do parque habitacional está abandonado e devoluto”, aconselhando para esse efeito um “esforço com fundos públicos”.
“Para isso propomos 2.500 casas para habitação – 1.000 para habitação social, 1.500 para rendas acessíveis, mas com financiamento público”, explicou, adiantando ainda que, na opinião do partido, tanto Manuel Pizarro, candidato do Partido Socialista (PS) e ex-vereador da Habitação no atual mandato, como Rui Moreira (independente) “querem dar um bodo aos privados com as suas propostas de construção”.
“Não podemos ter apenas a recuperação das fachadas [das habitações], temos também que ter a preocupação de integrar socialmente as pessoas, de fornecer atividades, de lhes dar uma alternativa de cidadania e de vida. Viver num bairro é mais do que uma casa, é também criar uma relação com a cidade”, explanou.
Em resposta aos jornalistas sobre um ‘divórcio’ entre Rui Moreira e Manuel Pizarro, João Teixeira Lopes, disse que “quanto muito houve um parêntese na relação”, criticando ainda o “poliamor de Manuel Pizarro, que se diz disponível para todo o tipo de coligações”.
“Nós achamos que isso não é sério, credível, e temos de dizer às pessoas com toda a clareza que é preciso fazer escolhas. E é preciso fazer escolhas em favor de um voto que seja realmente útil. Que tal como no país, mas também como na cidade, se façam as escolhas certas. […] Com uma visão para a cidade que não é dos privados, mas sim do interesse público”, atirou.
Questionado ainda sobre uma possível coligação por parte do BE, o candidato afirmou apenas que o atual presidente do município “não vai contar com o voto ou apoio” bloquista, sublinhando que essa “é uma garantia que mais ninguém pode dar”.
São candidatos à Câmara do Porto o independente Rui Moreira, apoiado pelo CDS-PP e pelo MPT, o socialista Manuel Pizarro, Álvaro Almeida, pela coligação PSD/PPM, Ilda Figueiredo, da CDU, João Teixeira Lopes, do BE, Bebiana Cunha, do PAN, Costa Pereira, do PTP, Sandra Martins, do PNR, e Orlando Cruz, do PPV/CDC.
As eleições autárquicas realizam-se a 01 de outubro.
Comentários