De acordo com a agência noticiosa espanhola, durante o ano em curso chegaram à costa das ilhas Baleares quase 5.800 migrantes, mais do dobro de 2023.

Os primeiros 18 migrantes, provenientes da região do Magrebe (noroeste de África), chegaram à praia de s’Estufadors, na costa da ilha Formentera, hoje pelas 4h45 locais, e quatro deles foram transportados para o hospital por hipotermia.

Já pelas 10h45 foi auxiliada em pleno mar, a sul da ilha Cabrera, uma embarcação com 21 pessoas de origem subsaariana, todos em bom estado de saúde.

Mais tarde, pelas 12h30, foram recolhidos de outra embarcação a sudeste de Cabrera 20 pessoas de origem magrebina que navegavam com intenção de chegar a terra.

Associações que disponibilizam apoio a migrantes:

JRS Portugal — O gabinete jurídico "tem como objetivo assessorar juridicamente os utentes no seu processo de regularização, bem como emitir pareceres e orientações técnicas internas em matérias de Lei de Estrangeiros, Lei de Asilo e legislação acessória". Saiba mais aqui.

Renovar a Mouraria — Centrada na freguesia de Santa Maria Maior, em Lisboa, esta associação ajuda com os processos de regularização de quem "vive, trabalha, estuda ou tem filhos que estudam" naquela zona. Conheça o projeto aqui.

Lisbon Project — Este projeto tem como objetivo "construir uma comunidade que integra e capacita migrantes e refugiados". Nesse sentido, tem também disponível um gabinete de apoio jurídico. Fique a par de tudo aqui.

Mundo Feliz — Esta associação ajuda os imigrantes no processo de regularização em Portugal e também na procura de emprego, entre outros serviços. Saiba mais aqui.

Linha de Apoio ao Migrante — Esta linha "tem como principal objetivo responder de forma imediata às questões mais frequentes dos migrantes, disponibilizando telefonicamente toda a informação disponível na área das migrações e encaminhando as chamadas para os serviços competentes". Contactos: 808 257 257 / 218 106 191. Mais informações aqui.

Pelas 13h30, segundo a agência EFE, foram ainda resgatados no mar, também no sudeste da ilha Cabrera, 17 migrantes de outra pequena embarcação, e 16 pessoas de origem magrebina noutro bote às 16:16, na linha de costa da praia de Es Figueral, em Santa Eulália de Ibiza.

Até ao dia de hoje, em 2024 chegaram ao arquipélago balear pelo menos 5.793 migrantes a bordo de 346 embarcações, de acordo com as contas da agência EFE.

No ano passado chegaram às ilhas mediterrânicas espanholas 128 embarcações com um total de 2.278 pessoas.

Espanha – com costas no Mediterrâneo e no Atlântico e duas cidades que são enclaves no norte de África (Ceuta e Melilla) – é um dos países da União Europeia (UE) que lida diretamente com maior número de chegadas de migrantes em situação irregular que pretendem entrar em território europeu.