A polícia informou no Twitter de uma operação em curso na zona da basílica da Sagrada Família, no início desta noite. A catedral foi evacuada, bem como a zona circundante.

Uma carrinha estacionada nas imediações chamou a atenção das forças policiais.

Segundo informação agora divulgada, a carrinha não contém material perigoso e não houve qualquer detenção. A situação está normalizada.

A circulação no metro de Barcelona esteve afetada, bem como o trânsito entre as ruas de Sardenya, Roselló e Provença.

Devido à atuação policial, as esplanadas e o comércio da área muito frequentada por turistas ficaram desertos e instalou-se o silêncio.

Dá-se a circunstância de, durante todo o dia de hoje, ter havido engarrafamentos e longas filas na C-33 por causa de um controlo antiterrorista dos Mossos d’Esquadra.

No entanto, os controlos não faziam parte de qualquer dispositivo especial, mas dos procedimentos previstos no nível 4 de alerta terrorista, segundo fontes próximas do corpo policial.

A cidade de Barcelona e uma estância balnear próxima, Cambrils, foram palco de atentados terroristas – reivindicados pelo grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico - que fizeram 16 mortos e mais de uma centena de feridos em agosto.

Espanha mantém o alerta de segurança antiterrorista um nível abaixo do máximo desde meados de 2015.