"A Câmara da Batalha está disponível para receber competências na área da saúde ao nível da gestão, conservação e equipamento das unidades de prestação de cuidados de saúde primários no concelho, tendo como prioridade a construção de um novo centro de saúde", anunciou hoje a autarquia em nota de imprensa.
Esta posição foi assumida hoje em reunião com o Governo a propósito da descentralização de novas competências para as autarquias, refere ainda o comunicado, que adianta que o município vai "substituir o atual centro de saúde", que tem mais de 30 anos e está "limitado nas suas valências", por um "moderno espaço para dotar de melhor condições de funcionamento da Unidade de Saúde Familiar".
O novo espaço irá "servir um universo de mais de nove mil utentes, num investimento estimado de cerca de 900 mil euros".
A Câmara da Batalha informou que o "Governo apresentou às autarquias um Projeto Decreto-Lei Sectorial na área da saúde, que transfere para as câmaras municipais o exercício da competência de construção e equipamento de novas unidades de prestação de cuidados de saúde primários, decorrendo conversações com o objetivo de concretizar esta decisão durante o presente ano de 2018".
O presidente do Município da Batalha, Paulo Batista Santos (PSD), afirmou, citado na nota de imprensa, que "a atribuição de competências às câmaras municipais na área da saúde é um passo em frente na melhoria das condições de vida das pessoas, uma vez que viabiliza novos investimentos e potencia melhores cuidados de saúde".
"Para os cidadãos da Batalha, a saúde é uma forte preocupação que pode ser melhorada se todos - Governo, autarquia e USF - colaborarmos", referiu ainda.
Comentários