O Bloco de Esquerda (BE) vai organizar a 18 de fevereiro uma conferência nacional para definir os conteúdos programáticos para as autárquicas e deverá fechar as principais candidaturas às câmaras municipais até ao fim de março, foi hoje revelado.

"Essa conferência pretende precisamente avançar com as bases programáticas das candidaturas autárquicas do Bloco", sublinhou Pedro Soares, dirigente bloquista, em conferência de imprensa em Lisboa, no final de uma reunião da Mesa Nacional do Bloco, órgão máximo entre convenções do partido.

Depois, Pedro Soares definiu como "objetivo" ter até final de março "as principais candidaturas apresentadas", procurando o Bloco no sufrágio deste ano o "aumento da representação autárquica".

O BE não preside atualmente a nenhuma câmara do país, mas Pedro Soares afiança que o partido "nunca foi tão 'sexy' em termos autárquicos como este ano", havendo uma "grande disponibilidade das pessoas para integrarem candidaturas,".

A justificar esse facto, sustentou, estão "fraturas no PS e PSD", que são "bem o exemplo do esgotamento programático" de ambos os partidos a nível local.

A Mesa Nacional do Bloco abordou também o Novo Banco e a sua venda, sublinhando Pedro Soares que o partido se opõe a "qualquer processo" de alienação da entidade.

O BE, prosseguiu, defende que o Novo Banco "deve estar na esfera pública e, com a situação que se vive neste momento, o que é previsível é que não haja recuperação do capital investido pelo estado".

A instabilidade na União Europeia e na zona euro em concreto, que "acaba necessariamente por afetar Portugal", exige uma "linha de proteção" que passa por um "setor público financeiro forte", insistiu o dirigente e deputado do Bloco.

Também a central nuclear de Almaraz integrou os trabalhos dos bloquistas, com Pedro Soares a deixar duas indicações: a de que o ministro do Ambiente de Portugal dever ir a Madrid reunir-se com a homóloga espanhola e "defender claramente o encerramento" do espaço, e apelando à presença de todos os interessados numa concentração marcada para quinta-feira junto ao Consulado de Espanha em Lisboa.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.