O Presidente Joe Biden chegou esta sexta-feira de manhã ao Centro Médico Walter Reed para se submeter a um exame físico anual de rotina — o seu primeiro exame no cargo de presidente dos EUA, diz a CNN.

Biden vai fazer uma colonoscopia de rotina na sexta-feira e o processo requer anestesia, o que significa que irá transferir temporariamente o poder para a vice-presidente Kamala Harris, que se tornará a primeira mulher a assumir o poder presidencial nos EUA.

Em dezembro de 2019, um médico descreveu o presidente como "um homem saudável, vigoroso, de 77 anos de idade, que está apto a executar com sucesso as funções na Presidência".

Biden, que faz 79 anos no próximo sábado, não publicou um relatório completo sobre a sua saúde desde então. Mesmo assim, o presidente não está atrasado na divulgação de informações médicas em comparação com os seus recentes antecessores, que esperaram um ano inteiro antes de se submeterem a um exame físico e autorizarem a divulgação pública de detalhes.

Os presidentes dos EUA não são obrigados a revelar publicamente os resultados dos seus controlos de saúde anuais, mas têm-no feito para serem transparentes com o povo americano.