“O que posso confirmar é que recebemos documentos do Reino Unido e com base neles teremos, entre hoje e amanhã, discussões técnicas sobre aspetos relacionados com temas aduaneiros, produtos manufaturados, e regras sanitárias e fitossanitárias. As discussões terão também lugar a nível político, uma vez que Michel Barnier, o negociador-chefe comunitário, vai encontrar-se com o ministro do ‘Brexit’ amanhã”, precisou a porta-voz principal do executivo comunitário.

Mina Andreeva, que falava na conferência de imprensa diária da instituição em Bruxelas, escusou-se a tecer mais comentários sobre os documentos enviados pelo Governo britânico, liderado por Boris Johnson.

“São papéis e até podermos olhar para eles em detalhe não vou caracterizá-los mais do que como sendo papéis”, referiu.

Andreeva negou ainda as informações, veiculadas por vários meios de comunicação europeus, de que os 27 teriam estabelecido 30 de setembro como prazo limite para que o Reino Unido apresente as suas “propostas alternativas” para desbloquear o impasse das negociações entre Bruxelas e Londres.

“Já li que [o prazo] eram 14, 13, 12 dias… O único que posso dizer é que cada dia conta. Se não há datas precisas a ser mencionadas, é porque não há um ‘deadline'”, esclareceu, apontando apenas o Conselho Europeu de 17 e 18 de outubro como “um marco” importante no processo da saída do Reino Unido da União Europeia, agendada para 31 de outubro.

A porta-voz reiterou que a regra do executivo comunitário é ser “construtivo” e “fazer avançar as negociações”, de modo a que se registem progressos que permitam alcançar “o objetivo comum” de assegurar que o ‘Brexit’ assenta num “Acordo de Saída negociado”.

“Ontem, o presidente [Jean-Claude] Juncker falou novamente ao telefone com o primeiro-ministro britânico. O Presidente Juncker reiterou o que disse no Parlamento Europeu, nomeadamente que um acordo é desejável e ainda possível e repetiu que o encontro de segunda-feira no Luxemburgo foi amigável, construtivo e, em parte, positivo”, informou ainda.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.