"Eu anda não acredito que o Reino Unido vá sair [da União Europeia]. Acreditem nisto. Perguntam-me porquê? É tão estranho ver um dos nossos querer sair da União Europeia, que eu ainda não acredito", afirmou Ana Abrunhosa.
A presidente da EUROACE e também da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) falava em Castelo Branco, onde decorreram hoje as comemorações do Dia da Europa e do 10.º aniversário desta eurorregião.
Esta responsável, que falava perante uma plateia de cerca de 200 jovens provenientes de seis escolas das três regiões que integram a EUROACE, alertou para o facto de que nada pode ser dado por garantido.
"Como a Europa é um trabalho de equipa, um trabalho em conjunto, um país não tem a mesma força que um conjunto de países. A Europa traz-nos direitos e grandes responsabilidades e a maior responsabilidade que temos é a de passar este orgulho de sermos cidadãos europeus", sublinhou.
Ana Abrunhosa abordou ainda a questão dos fundos comunitários para explicar aos jovens portugueses e espanhóis que eles significam que há solidariedade na Europa, em que as regiões mais ricas ajudam as menos desenvolvidas.
"Isso implica que os cidadãos dos países mais desenvolvidos contribuem com os seus impostos para o desenvolvimento das regiões menos desenvolvidas. Isso é solidariedade. Esperemos que este valor, que é fundamental e que tantas vezes é colocado em questão, se reforce", disse.
E, segundo a presidente da EUROACE, a maneira de se reforçar e reconhecer essa solidariedade é dando exemplos, com a boa aplicação dos fundos.
"É também usar os fundos na vossa educação, na vossa vida, ajudando-vos a tornarem-se cidadãos europeus e do mundo. Esse é o melhor uso que podemos dar aos fundos europeus", concluiu.
Já a representante da Junta da Extremadura, Rosa Ballas, disse que os jovens são o presente e o futuro, não só da UE, como da eurorregião EUROACE.
"A União Europeia não é uma organização perfeita, mas em muitas ocasiões faz magia. É preciso magia para ter livre circulação, a magia está na base de muito consenso entre os diversos intervenientes", frisou.
Por seu turno, o representante da CCDR Alentejo, Paulo Silva, realçou o empenho dos professores e alunos das três regiões que se souberam associar no Dia da Europa e nas comemorações do 10.º aniversário da EUROACE.
Recordou ainda a carta que criou a Associação de Regiões Transfronteiriças da Europa, onde estão plasmados alguns princípios, como a melhoria das condições de vida das populações, cultural, social e economicamente.
"A confiança mútua é o requisito prévio para atingir esses objetivos. É isto a EUROACE, é disto que a Europa tem de ser construída", afirmou.
Já o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, mostrou-se satisfeito por ser o anfitrião destas comemorações que aconteceram na Fábrica da Criatividade, uma infraestrutura financiada com fundos comunitários.
"A Câmara de Castelo Branco tem sempre presentes os valores europeus. O que temos feito na Europa é uma sociedade mais justa, mais moderna e mais criativa", concluiu.
Comentários