“Queremos permanecer muito vigilantes e recomendamos aos Estados-membros e a todos que sejam muito vigilantes em relação a este novo vírus que está a circular”, declarou a porta-voz adjunta da Comissão Europeia, Dana Spinant.

Horas depois de a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, ter anunciado que vai propor a suspensão de voos da África Austral com destino à UE devido ao aparecimento de uma nova variante do SARS-CoV-2, causador da covid-19, Dana Spinant deu conta de uma reunião esta tarde do grupo de Resposta do Conselho a situações de crise (IPCR), juntando Estados-membros, instituições europeias e especialistas.

“Vamos realizar esta reunião do IPCR precisamente porque queremos ter medidas rápidas, coordenadas e consistentes em vigor para evitar que haja lacunas através das quais o vírus encontre o seu caminho para a Europa”, acrescentou, durante a conferência de imprensa diária da instituição, em Bruxelas.

O objetivo é “a introdução de medidas o mais rapidamente possível”, assinalou, sem precisar.

Ainda assim, Dana Spinant disse ser “bom que os Estados membros estejam já a agir rapidamente”, após países como Itália e Alemanha terem anunciado que iriam proibir a entrada nos seus territórios de viajantes da África Austral devido à nova variante da Covid-19 detetada na África do Sul.

Certo é que o executivo comunitário está a “acompanhar de muito perto a evolução no que diz respeito a esta variante”, trabalhando nomeadamente “com a Agência Europeia para a Segurança da Aviação, que está a preparar uma recomendação aos aeroportos e companhias aéreas sobre esta matéria”, referiu.

Além disso, “o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças [ECDC, na sigla inglesa] classificou esta manhã esta variante como variante de interesse”, o que significa que requer monitorização, adiantou a porta-voz.

O ECDC indicou que está a “acompanhar de perto a evolução da situação da variante B.1.1.529” e emitirá, entretanto, uma avaliação de risco, esperando-se que a Organização Mundial de Saúde (OMS) também o faça.

Na informação à imprensa, Dana Spinant informou que a referida mutação estará em foco em reuniões do grupo de peritos da Autoridade Europeia de Preparação e Resposta a Emergências Sanitárias e do grupo consultivo da Comissão para a covid-19, ambas realizadas esta tarde.

Esta nova variante do coronavírus foi detetada na África do Sul, o país africano oficialmente mais afetado pela pandemia e que está a sofrer um novo aumento de infeções, anunciaram na quinta-feira cientistas sul-africanos.

A estirpe B.1.1.529 tem um número “extremamente elevado” de mutações, de acordo com aqueles cientistas.

O anúncio de hoje da Comissão Europeia de ativar o mecanismo de travão, surge um dia após a instituição ter proposto uma atualização das recomendações sobre viagens de cidadãos de países terceiros para a UE, para dar prioridade aos viajantes vacinados contra a covid-19.

Também na quinta-feira, o executivo comunitário propôs um reforço da coordenação sobre viagens dentro da UE devido ao aumento de casos de covid-19 um pouco por toda a Europa, sugerindo que vacinados não sejam submetidos a restrições adicionais e que não vacinados sejam mais testados.

UE terá doses suficientes para reforços e vacinação de crianças

O treinador do Tondela, Pako Ayestarán, testou positivo na quinta-feira ao vírus SARS-CoV-2, que provoca a covid-19, anunciou hoje o clube da I Liga de futebol, o que o vai afastar do próximo jogo frente ao Sporting.

“O treinador Pako Ayestarán teve uma tosse ligeira na quarta-feira e resolveu não esperar pelos testes regulares que a equipa fez hoje e realizou logo nesse dia o teste ao vírus SAS-CoV-2, o que acabou por se confirmar ontem [quinta-feira] à noite”, anunciou o Tondela.

A informação chegou a minutos de começar a conferência de imprensa de antevisão ao jogo de domingo, a contar para a 12.ª jornada de futebol, no Estádio José Alvalade, frente ao Sporting.

Assim, Pako Ayestarán, que se encontra em isolamento, ficará afastado do próximo jogo e também deverá falhar a receção ao Moreirense, que está agendada para o dia 04 de dezembro, no Estádio João Cardoso, a contar para a 13.ª jornada do campeonato.

O restante plantel e ‘staff’ do clube ainda não tem os resultados, uma vez que só hoje de manhã é que realizaram o teste ao novo coronavírus.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.