O Plano e Orçamento para 2018 foi aprovado pela maioria PS, com seis votos a favor contra três desfavoráveis da oposição PSD.

O valor global é de 49.477.000 euros e de, acordo com o presidente da câmara, José Manuel Ribeiro, este é um orçamento "ambicioso, mas realista e coerente" com "forte investimento nas áreas sociais como a educação e a habitação social, na regeneração urbana e nas infraestruturas de mobilidade sustentável e acessível para todos".

A agência Lusa procurou obter um comentário junto dos vereadores da oposição PSD, mas até ao momento tal não foi possível.

Já em comunicado, a maioria socialista destaca investimentos relativos à requalificação e modernização de escolas (4.594.024 euros), que incluem a substituição de coberturas em fibrocimento existentes, somando-se as obras na secundária de Ermesinde (3.188.265 euros) e na secundária de Valongo (464.632 euros), bem como o projeto para a requalificação da EB2/3 Vallis Longus (100.000 euros).

Ainda na área da educação, a autarquia aponta que está prevista a contratação de 15 assistentes operacionais para as escolas e a implementação do projeto "MaisVal - Melhores Aprendizagens, Inovação e Sucesso em Valongo".

O executivo liderado por José Manuel Ribeiro salienta também as candidaturas do Programa Operacional Regional do Norte 2020 no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano que incluem obras como a Oficinas de Promoção da Regueifa e do Biscoito, em execução, e a do Brinquedo Tradicional Português, esta em fase de candidatura.

Para a requalificação de empreendimentos de habitação social, está inscrita uma verba superior a dois milhões de euros, menos um milhão do que o destinado a arruamentos e intervenção de circulação pedonal, enquanto o projeto do Centro de Serviços do Parque das Serras do Porto tem alocado 596.609 euros.

"Acreditamos que os projetos aqui propostos serão uma realidade a médio prazo e que este território, constituído pelas cidades de Alfena, Ermesinde e Valongo e pelas vilas de Campo e Sobrado, será cada vez mais atrativo e um exemplo reconhecido por todo o país", refere José Manuel Ribeiro citado na nota camarária de Valongo, distrito do Porto.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.