“O Presidente Barack Obama vai encabeçar a delegação norte-americana a Jerusalém ao funeral do ex-presidente Shimon Peres”, informou a Casa Branca num breve comunicado.
Obama ruma a Israel hoje, devendo regressar a Washington logo após a cerimónia, no dia seguinte, de acordo com a mesma nota.
Ao funeral de Peres vão assistir também os presidentes de França, François Hollande, da Alemanha, Joachim Gauck, e do México, Enrique Peña Nieto, e o príncipe Carlos, herdeiro ao trono britânico.
O ex-Presidente norte-americano Bill Clinton também já havia garantido a sua presença no funeral de Estado de Shimon Peres, como confirmou a campanha da sua mulher, Hillary Clinton, atual candidata à Casa Branca pelo Partido Democrata.
Contudo, a candidata não planeia assistir ao funeral, ao contrário do que haviam avançado os meios de comunicação social israelitas.
O ex-Presidente de Israel morreu na quarta-feira, duas semanas depois de ter sofrido, a 13 de setembro, um acidente vascular cerebral (AVC) que o deixou hospitalizado desde então.
Era o último sobrevivente da geração dos “pais fundadores” de Israel e foi um dos principais artesãos dos acordos de Oslo, assinados com os palestinianos em 1993, o que lhe valeu a atribuição do Nobel da Paz em 1994.
Shimon Peres foi ministro de várias pastas em diversos governos, primeiro-ministro interino, primeiro-ministro e Presidente (2007-2014).
Comentários