A pedido da polícia alemã, a Polícia Judiciária (PJ) vai iniciar novas buscas, na barragem do Arade, no Algarve, a cerca de 50 quilómetros da Praia da Luz, dezasseis anos após o desaparecimento de Madeleine McCann, adiantou a SIC Notícias.

Christian Brueckner está preso na Alemanha por cinco crimes sexuais praticados em Portugal, entre 2000 e 2017. A polícia alemã quer agora saber se existem provas que conduzam a novos dados sobre o desaparecimento de Maddie.

Também a polícia inglesa estará presente nas diligências que serão coordenadas pela PJ no local que costumava ser frequentado pelo suspeito.

Madeleine McCann desapareceu poucos dias antes de fazer quatro anos, a 3 de maio de 2007, do quarto onde dormia juntamente com os dois irmãos gémeos, mais novos, num apartamento de um aldeamento turístico, na Praia da Luz e o seu desaparecimento tornou-se um caso mediático à escala global.

A polícia britânica começou por formar uma equipa em 2011 para rever toda a informação disponível, abrindo um inquérito formal no ano seguinte, tendo até agora gasto perto de 12 milhões de libras (14 milhões de euros).

A Polícia Judiciária (PJ) reabriu a investigação em 2013, depois de o caso ter sido arquivado pela Procuradoria-Geral da República em 2008, ilibando os três arguidos, os pais de Madeleine, Kate e Gerry McCann, e um outro britânico, Robert Murat.

*Com Lusa