No segundo 'briefing' do dia, feito na sede da Autoridade Nacional de Proteção Civil em Carnaxide, Lisboa, a adjunta de operações Patrícia Gaspar disse que só hoje deflagraram 130 incêndios, havendo 12 casos às 19:00.
Nesta tarde, disse, os bombeiros estão especialmente atentos aos fogos de Louriçal do Campo, que se estendeu ao Fundão, e de Vila de Rei, onde se temem reativações, apesar de o fogo estar dominado. Ribeira de Pena, em Vila Real, é outro foco de atenção.
O incêndio que deflagrou em Louriçal do Campo, freguesia do concelho de Castelo Branco, tem três frentes ativas e na sua progressão para o concelho do Fundão tem levado à necessidade de evacuar localidades, disse Patrícia Gaspar, acrescentando que continua cortada ao trânsito a autoestrada 23 (A23) e ainda a ligação ferroviária entre Castelo Branco e o Fundão.
O fogo de Louriçal atinge zonas como a de Castelo Novo, Vale de Prazeres ou Soalheira, no conselho do Fundão.
Quanto aos incêndios no distrito de Lisboa, disse a responsável que o de Vila Franca de Xira tinha às 19:00 uma frente e estava a ser combatido por 126 operacionais, com 37 meios auxiliares. Em Sintra (S. João das Lampas), também com uma frente, combatiam as chamas 127 operacionais, com 37 veículos e o apoio de dois meios aéreos.
O incêndio de Loures tinha duas frentes ativas mas sem qualquer situação crítica.
[Notícia atualizada às 20h27 com mais informações sobre a situação operacional]
Comentários