As críticas de Assunção Cristas foram feitas esta manhã em Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, durante um passeio de barco no Tejo, no qual participou também o cabeça de lista do CDS-PP às eleições europeias, Nuno Melo.

O passeio, que durou cerca de uma hora e meia, serviu, segundo explicou aos jornalistas a líder centrista para “mostrar a necessidade de “valorizar e proteger o património marítimo dos efeitos das alterações climáticas”, defendendo que tal “deve ser feito com um maior aproveitamento dos fundos comunitários”.

“Há dois anos estivemos aqui [Vila Franca de Xira] para denunciar um atentado ambiental, com a rutura do dique no Mouchão da Póvoa. O Governo disse na altura que a situação era urgente e que iria intervir, mas dois anos depois nada aconteceu”, criticou.

O Mouchão da Póvoa, com 1.200 hectares, é um dos três mouchões existentes no concelho de Vila Franca de Xira e caracteriza-se pela atividade agrícola ali desenvolvida pelos antigos proprietários.

Depois de vários alertas, o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, chegou a anunciar em maio de 2018 que iria reabilitar o Mouchão da Póvoa, numa intervenção orçada em cerca de 1,7 milhões de euros.

Contudo, a obra, que estava prevista estar concluída no final do ano de 2018, nunca chegou a arrancar.

“Isso mostra a inação e a incapacidade do Governo de aproveitar os recursos que tem, nomeadamente os fundos europeus”, observou.

No mesmo sentido, o deputado europeu Nuno Melo lamentou a “fraca execução dos fundos comunitários”, sublinhando que “este é um dos dramas do país”.

“Fundos como o Mar 2020, chegados a março, está executado a 17%. Portugal tem no mar um potencial que grande parte dos países da União Europeia e em relação a estes fundos comunitários o seu aproveitamento é muito medíocre, talvez também em função de uma lógica de cativações que mede tudo pelo défice, mas depois esquece as pessoas”, atestou.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.