A polícia alemã anunciou hoje que vai evacuar a zona em volta da estação ferroviária central de Berlim para desarmadilhar uma bomba não detonada de 500 quilos da II Guerra Mundial descoberta durante obras no local.

A estação central, os ministérios da Economia e dos Transportes, as embaixadas, o hospital do exército alemão e a sede do Serviço Federal de Inteligência (BND) serão evacuados, informou um porta-voz da polícia, que não revelou quantas pessoas serão afetadas pela medida.

Todos os edifícios num raio de 800 metros em volta da estação têm de ser evacuados durante a manhã, por precaução, precisou a polícia no Twitter.

Mais de 70 anos depois do fim da II Guerra Mundial continua a ser frequente a descoberta de bombas não detonadas quando são feitas obras, muitas das quais obrigam à evacuação de edifícios próximos.

No passado dia 13 de março, as autoridades da cidade italiana de Fano, na região de Las Marcas, procederam à retirada de 23 mil habitantes do centro histórico, depois de ser encontrada uma bomba da Segunda Guerra Mundial também durante umas obras em curso. A área afetada pela medida foi, essencialmente, o centro histórico desta cidade, localizada na costa italiana do Mar Adriático.

A bomba, localizada na praia, foi extraída do local onde foi encontrada e entregue aos técnicos da Marinha. Segundo a imprensa local, citada pela agência Efe, a bomba foi acidentalmente ativada depois de ser encontrada durante obras que estavam a decorrer e podia explodir. Tratava-se de uma bomba de fabrico britânico, lançada de um avião durante a Segunda Guerra Mundial, que pesava cerca de 225 quilos.

(Notícia atualizada às 11h35)