De acordo com a informação publicada no seu portal de notícias, a autarquia refere que as mais de 20 propostas recebidas irão agora “ser avaliadas pelo júri do concurso que está a ser gerido pela GOP, empresa municipal de Gestão de Obras Públicas”.

O anúncio do concurso público foi publicado no Diário da República no dia 2 de agosto, fixando o prazo de 75 dias para a apresentação das propostas, contudo, foi depois prorrogado até 2 de novembro por “terem sido prestados esclarecimentos adicionais às peças procedimentais no passado dia 7 de outubro”.

O procedimento lançado pela GOP estipulava a atribuição de 12.500 euros ao concorrente classificado em 1.º lugar, de 10.000 euros ao segundo classificado e de 7.500 euros ao concorrente a quem venha a ser atribuído o 3.º lugar.

Este terminal intermodal de Campanhã, na zona Oriental da cidade, está previsto há mais de uma década e foi desbloqueado com o designado Acordo do Porto, assinado em julho de 2015 entre o presidente da Câmara, Rui Moreira, e o Governo de Pedro Passos Coelho.

De acordo com o que foi anunciado, o acordo destinava à Câmara do Porto 40 milhões de euros, 35 dos quais deveriam ser pagos sob a forma de abate da dívida, e permitiria avançar com o terminal intermodal de Campanhã, ao mesmo tempo que resolveria diferendos relacionados com o Aeroporto do Porto, com a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), a Metro e a Sociedade de Reabilitação Urbana.

“O concurso tem como objetivo confrontar diversas soluções de projeto para o terminal intermodal de Campanhã, elaboradas de acordo com o programa preliminar”, acrescenta a autarquia no seu portal ‘online’.

O programa preliminar do futuro terminal, apresentado em dezembro numa reunião da Câmara do Porto, prevê um investimento de 6,8 milhões de euros e aponta a conclusão da obra para o primeiro trimestre de 2019.

Em abril, a autarquia aprovou as condições da cedência, por parte da empresa IP Património, do grupo Infraestruturas de Portugal, de duas parcelas de terreno necessárias para a construção do terminal intermodal de Campanhã.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.