O Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP), que não reunia desde março, foi convocado para reunir na próxima sexta-feira, noticia o Público. Na ordem de trabalhos estará, segundo a publicação, a análise da situação epidemiológica atual e implementação de medidas de saúde pública.

De acordo com a notícia, a ministra da Saúde, Marta Temido, terá encarregado a Direção-Geral da Saúde (DGS) de realizar a convocatória para a reunião, marcada para as 15h00, que se realizará por videoconferência.

Este órgão consultivo do Governo integra representantes dos setores público, privado e social, incluindo áreas como a académica e científica.

No domingo, depois de reunir com profissionais de saúde para debater a evolução da pandemia e o Orçamento de Estado para 2021, Catarina Martins propunha a criação de um conselho científico, permanente e independente, para responder à pandemia, relembrando que o CNSP não reunia desde março.

Em declarações à rádio TSF, na segunda-feira, e ainda antes de ser conhecida a convocatória, o porta-voz do CNSP, Jorge Torgal, afirmou que não via razões para o órgão reunir mais vezes, destacando que “não estamos em nenhuma situação alarmante. Preocupante, sim, mas não alarmante” e que a pandemia “está a seguir o seu curso normal”.