De acordo com o boletim mensal do Mercado dos Combustíveis e GPL da ERSE, em abril, “o consumo global [de combustíveis derivados de petróleo] diminuiu 39,5 kton [quilotoneladas] face ao mês anterior, o que representa um decréscimo de 5,5%”, totalizando 679,1 kton.

A diminuição do consumo ocorreu no GPL (gás de petróleo liquefeito, -20,8%), no gasóleo (-9,9%) e na gasolina (-9,1%). Em contraciclo, houve um aumento, de 18,5%, no consumo de jet.

Comparativamente a abril de 2022, o consumo foi superior em 21,9% (122,1 kton), com um aumento no consumo de ‘jet’ (+343,1%), de gasolina (+20,8%) e de gasóleo (+7,6%). Em contraciclo, o consumo de GPL diminuiu (-9,4%).

Já face ao período homólogo pré-pandémico de 2019, o consumo verificado em abril foi inferior (-4,9 kton), com uma diminuição no consumo de GPL (-26,0%), de gasóleo (-3,6%) e de gasolina (-0,9%). Contrariamente, no mesmo período, aumentou o consumo de jet (+17,6%).

A ERSE aponta ainda que, em abril, os Preços de Venda ao Público (PVP) médios da gasolina no mercado nacional “acompanharam o comportamento dos mercados internacionais e registaram um aumento de 1,1%”. Pelo contrário, os PVP médios do gasóleo diminuíram 2,1%, face ao mês anterior.

Segundo o regulador, os hipermercados “mantêm as ofertas mais competitivas nos combustíveis rodoviários, seguidos pelos operadores do segmento ‘low cost'”.

Em abril, os distritos de Braga, Santarém e Castelo Branco registaram os preços de gasóleo e gasolina mais baixos em Portugal continental, enquanto Beja, Bragança e Lisboa apresentaram os preços mais altos.

Relativamente à garrafa de GPL (butano e propano), Braga, Viseu e Vila Real registaram, para Portugal continental, o menor custo, enquanto Beja, Faro e Leiria apresentam os preços mais elevados.

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