Os Chefes do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul afirmaram, numa breve declaração, que o lançamento foi feito ao largo da costa leste do Norte, sem mais pormenores.

O Ministério da Defesa do Japão disse que a Coreia do Norte disparou um possível míssil balístico, sem fornecer mais explicações.

Este é 14.º lançamento realizado por Pyongyang desde o início do ano e ocorreu a menos de uma semana da tomada de posse do Presidente sul-coreano, Yon Suk-yeol, que prometeu ser mais restrito em relação ao vizinho do Norte.

Em março e pela primeira vez desde 2017, a Coreia do Norte disparou um míssil balístico intercontinental.

O regime norte-coreano afirmou que continuava a desenvolver um arsenal nuclear, ignorando as propostas de diálogo dos Estados Unidos.

Observadores indicaram que nos últimos meses imagens obtidas por satélite mostram sinais de que o Norte está a preparar-se para um teste nuclear em instalações no nordeste do país.

Na semana passada, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, exibiu vários mísseis durante um desfile militar em Pyongyang, prometendo desenvolver o arsenal ao “ritmo mais rápido possível”.

Kim avisou que o Norte ia utilizar proativamente as armas nucleares se os interesses do país fossem ameaçados.