O ministro "está completamente disponível" para ser ouvido "no mais curto prazo", disse à Lusa fonte do gabinete de Augusto Santos Silva.

O PSD pediu hoje a audição urgente do ministro dos Negócios Estrangeiros para que sejam prestados esclarecimentos sobre o apoio aos portugueses que se encontram no estrangeiro durante este período de pandemia da covid-19.

Num requerimento entregue na Assembleia da República, os sociais-democratas pedem que sejam prestadas aos deputados "todas as informações relativas aos procedimentos que estão a ser postos em prática pelo Governo", bem como pela rede diplomática e consular para apoiar estes portugueses.

O PSD salienta "a situação complicada por que passam muitos portugueses que se encontram no estrangeiro e que devido ao surto da covid-19 têm tido imensas dificuldades em regressar" a Portugal, devido aos constrangimentos impostos pelos diversos países à circulação de pessoas.

No requerimento, assinado pelos deputados Adão Silva, António Maló de Abreu, Carlos Gonçalves e José Cesário, o PSD chama a atenção para as dificuldades da rede consular em garantir "em alguns casos, com grandes atrasos" a proteção dos portugueses no estrangeiro.

O PSD aponta ainda o caso específico de algumas das comunidades, como a da Venezuela ou de outros países de África e da América Latina, "que têm grandes dificuldades, em alguns casos, no acesso aos medicamentos essenciais em consequência da situação social e política que se vive nesses países",

No requerimento, os sociais-democratas referem que a TAP "interrompeu abruptamente parte significativa dos seus voos, o que em muitas situações deixou sem alternativas imediatas" muitos portugueses.

Na quinta-feira, o ministro disse à Lusa que o Governo português está a dar resposta a todos os pedidos de repatriamento de turistas e viajantes ocasionais portugueses espalhados pelo mundo.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, surgiu na China, em dezembro, e já chegou a 182 países e territórios, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.