Em comunicado enviado à Lusa, a Câmara Municipal de Famalicão explica que as "medidas preventivas" entram em vigor terça-feira e vigoram "até decisão em contrário".

Segundo o texto, entre as medidas estão o "encerramento das Piscinas Municipais de Famalicão (apenas terão acesso ao equipamento os atletas de competição para efeitos de cumprimentos de plano de treino), dos Pavilhões Municipais, Museus e equipamentos culturais da responsabilidade municipal, das bibliotecas e da casa da juventude, o cancelamento da agenda da Casa das Artes, das Férias Desportivas da Páscoa 2020, a suspensão dos programas educativos municipais, dos programas desportivos municipais e ainda o encerramento de todos os serviços de atendimento ao público, com exceção do Balcão Único de Atendimento e dos Serviços do Ambiente.

A autarquia refere que "o plano", coordenado pelo Departamento de Saúde, Segurança e Higiene no trabalho e pela Proteção Civil Municipal, "aponta para vários níveis de intervenção e que definem as regras e cuidados a ter pelos serviços no atendimento municipal autárquico".

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.000 mortos, havendo mais de 114 mil infetadas em mais de uma centena de países.

Nos últimos dias, a Itália tornou-se o caso mais grave de epidemia fora da China, com 463 mortos e mais de 9.100 contaminados pelo novo coronavírus, que pode causar infeções respiratórias como pneumonia.

O Governo português decidiu suspender todos os voos com destino ou origem nas zonas mais afetadas em Itália, recomendando também a suspensão de eventos em espaços abertos com mais de 5.000 pessoas.

Portugal regista 41 casos confirmados de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

A DGS comunicou também que em Portugal se atingiu um total de 375 casos suspeitos desde o início da epidemia, 83 dos quais ainda a aguardar resultados laboratoriais.

Face ao aumento de casos, o Governo ordenou a suspensão temporária de visitas em hospitais, lares e estabelecimentos prisionais na região Norte, até agora a mais afetada.

Foram também encerrados alguns estabelecimentos de ensino, sobretudo no Norte do País, assim como ginásios, bibliotecas, piscinas e cinemas.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.