Christopher Wray, diretor do FBI, afirmou, numa entrevista ao canal Fox News, que a agência acredita que a pandemia da Covid-19 foi "provavelmente" provocada por um incidente num laboratório em Wuhan, na China, adiantou a AFP.

O FBI "há já algum tempo que acredita que as origens da pandemia vieram muito provavelmente de um incidente num laboratório em Wuhan", disse Wray, que ainda acusou o governo chinês de tentar impedir os esforços norte-americanos para investigar as causas da pandemia. "O governo chinês... tem feito o possível para tentar impedir e ofuscar o trabalho que estamos a fazer, o trabalho que o nosso governo e aliados estão a fazer".

Um relatório recentemente divulgado pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos afirma que a causa mais provável da pandemia da Covid-19 é um incidente de laboratório.

A China considera a teoria de que a covid-19 teve origem em laboratório "infundada".

Mais de dois anos após o início da pandemia, a sua origem ainda não é consensual. "Não há consenso no governo dos EUA sobre exatamente como a Covid-19 começou", admitiu ontem o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional norte-americano, John Kirby, reforçando que, inclusivamente, "não há um consenso na Comunidade de Inteligência” dos Estados Unidos.

Enquanto alguns cientistas estão abertos à teoria do vazamento de laboratório, outros continuam a acreditar que o vírus veio de animais, sofreu mutação e passou a afetar os humanos, como aconteceu no passado com os vírus.

Alguns especialistas, contactados pela Associated Press, defendem que a verdadeira origem da pandemia pode não ser conhecida ainda por muitos anos, se é que alguma vez o será.

*Com Lusa