O índice de positividade nos testes de diagnóstico está agora em 7,7%, anunciou hoje a Agência de Saúde Pública no seu portal ‘online’.

Nos hospitais, 4.058 pessoas foram internadas devido ao novo coronavírus nos últimos sete dias, dos quais 835 em Unidades de Cuidados Intensivos.

As autoridades de saúde acrescentaram ainda que existem 1.246 fontes ativas de contágio sob investigação, 93 delas apareceram nas últimas 24 horas, e 255 das quais são em lares.

Dos 101 departamentos do país, 66 estão em situação de alta vulnerabilidade.

O ministro da Saúde francês, Olivier Véran, admitiu na quinta-feira que o país vive uma fase de agravamento da circulação do vírus, que coloca o sistema de saúde sob pressão.

O executivo vai decidir durante o fim de semana se coloca Paris como zona de alerta máximo, o que pode implicar o encerramento total de bares e restaurantes.

A situação em Lille, Lyon, Grenoble, Toulouse e Saint-Étienne é igualmente preocupante e, se não melhorar, estas cidades serão também incluídas nessa classificação.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão de mortos e mais de 34,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.