Em declarações à agência Lusa, o presidente da Junta de Freguesia de Campolide referiu que a iniciativa solidária foi criada para dar resposta a quem não pode sair de casa para ir às compras ou passear o seu animal doméstico, por causa da pandemia de Covid-19.

“Nós criámos este serviço através do qual vamos ao supermercado ou à farmácia fazer as compras às pessoas”, afirmou André Couto (PS), adiantando que a autarquia também faz “serviços de passear animais de estimação”.

De acordo com André Couto, o serviço é destinado a pessoas com mais de 65 anos, cidadãos que estejam em quarentena, doentes crónicos, deficientes e grávidas.

“Preenchemos a lista de compras. Estimamos mais ou menos o valor da compra e se há necessidade de ir à farmácia”, disse, realçando que “são as pessoas que pagam as suas compras”.

Segundo André Couto, as equipas do projeto não têm contacto direto presencial com as pessoas, cumprindo as normas de segurança.

“Neste momento só temos uma equipa a trabalhar. Essa equipa está a conseguir dar resposta para os pedidos que temos”, salientou o autarca.

André Couto acrescentou que Campolide tem cerca de 16 mil residentes e cerca de metade terá mais de 65 anos.

Por seu turno, o presidente a Junta de Freguesia de Benfica afirmou que estão referenciados 3.200 idosos que são acompanhados diariamente e que foi criada uma rede de apoio para os ajudar a combater o isolamento.

“Nós criámos uma ‘task force’ de 10 pessoas para telefonar para a lista de 3.200 idosos. É uma linha de apoio para pessoas com mais de 60 anos, doentes crónicos ou utentes do nosso atendimento social. Temos o acompanhamento ao idoso via telefónica”, assegurou à Lusa Ricardo Marques (PS).

O autarca explicou também que estão atentos às compras de bens de primeira necessidade e medicamentos e que será a junta de freguesia a suportar os custos.

“Na eventualidade de eles não serem capazes, por carência económica, pelo isolamento, a junta, com seus meios, será ela própria a fazer a aquisição de bens e garantir medicamentos e transportá-los depois para a residência dos idosos”, salientou Ricardo Marques.

O presidente da Junta de Benfica adiantou ainda que serão disponibilizadas refeições gratuitas a cerca de 300 famílias carenciadas identificadas na freguesia.

“Vamos produzir refeições e vamos fornecer as refeições a estas famílias”, garantiu, acrescentando que vários projetos sociais que asseguravam refeições às famílias carenciadas deixaram de o fazer, como a Paróquia de Nossa Senhora do Amparo de Benfica e o programa Desperdício Zero.

Portugal registou a primeira morte de uma pessoa infetada com o novo coronavírus, anunciou hoje a ministra da Saúde, Marta Temido.

Trata-se de um homem de 80 anos, que tinha "várias patologias associadas" e estava internado há vários dias, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, disse a ministra, que transmitiu as condolências à família e amigos.

Em Portugal, 331 pessoas foram infetadas até hoje com o vírus da pandemia Covid-19, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde.