Um funcionário civil do SHAPE, o quartel-general militar da NATO em Mons, na Bélgica, e dois membros da sua família foram infetados pelo novo coronavírus após uma viagem na Itália, anunciou hoje a Aliança.

“Existem três casos confirmados de Covid-19 no seio da nossa comunidade SHAPE, num sentido geral”, declarou a NATO em comunicado.

Os casos foram “importados” para a Bélgica após uma viagem ao estrangeiro e as pessoas abrangidas não entraram nos locais do SHAPE desde o seu regresso, precisou a Aliança.

Na Noruega, o exército local anunciou o encerramento de uma base militar e a colocação de todo o seu pessoal em quarentena após um teste positivo a um dos soldados, e pouco antes de manobras da NATO na região.

A base de Skjold, situada no município de Malselv, norte da Noruega, abriga o 2.º batalhão de infantaria e um batalhão de engenharia militar do exército norueguês.

Um teste hoje realizado a um soldado da base, suspeito de ser portador do vírus, deu resultado positivo.

“Vamos encerrar a base e suspender a sua atividade, e o pessoal vai ser colocado em quarentena”, declarou o porta-voz do exército, tenente-coronel Per Espen Strande, em declarações à cadeia televisiva TV2.

O número de soldados abrangidos não foi conhecido no imediato.

A base situa-se na região administrativa de Troms, onde deverão iniciar-se para a semana manobras militares da NATO.

Segundo o oficial, as manobras que vão envolver 15.000 soldados de uma dezena de países não estão comprometidas.

O surto de Covid-19, detetado em dezembro, na China, e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou cerca de 3.300 mortos e infetou mais de 95 mil pessoas em 79 países, incluindo oito em Portugal.

Das pessoas infetadas, mais de 50 mil recuperaram.

Além de 3.012 mortos na China, há registo de vítimas mortais no Irão, Itália, Coreia do Sul, Japão, França, Hong Kong, Taiwan, Austrália, Tailândia, Estados Unidos da América e Filipinas, San Marino, Iraque, Suíça e Espanha.

Um português tripulante de um navio de cruzeiros está hospitalizado no Japão com confirmação de infeção.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou nove casos de infeção.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para “muito elevado”.