“No seguimento das recomendações para contenção da epidemia de Covid-19, decidiu a Direção do Hot encerrar o Clube até ao fim do mês de março. Em princípio retomaremos a atividade no dia 01 de abril”, lê-se numa publicação hoje partilhada nas páginas nas redes sociais daquele espaço da Praça da Alegria.
Além disso, “os serviços administrativos do Hot Clube, que funcionam na Escola de Jazz Luiz Villas-Boas encontram-se encerrados”.
A direção do espaço salienta tratar-se de “uma medida de prevenção, não tendo o Hot conhecimento de nenhum caso [de Covid-19 confirmado] relacionado com esta sala”.
Também as instalações da Escola de Jazz Luiz Villas-Boas estão encerradas, “até ao dia 29 de março”. A direção daquele estabelecimento de ensino salienta “que se trata de uma decisão preventiva, não tendo esta escola registo de nenhum caso relacionado ao surto de Covid-19”.
Até ao final do mês, a agenda do Hot Clube de Portugal incluía, entre outras, atuações do Jorge Moniz Quarteto (hoje, na sexta-feira e no sábado), do Palheta Jazz Trio (nos dias 20 e 21) e do Akiko Pavolka Quartet (nos dias 26, 27 e 28).
O Hot Clube de Portugal, o mais antigo clube de jazz europeu em atividade, foi fundado oficialmente a 19 de março de 1948, quando Luiz Villas-Boas, melómano e fundador do clube, preencheu a ficha de sócio número um.
A par do clube e da escola de jazz, parte do trabalho da instituição passa também pelo núcleo museológico, assente sobretudo no espólio deixado por Luiz Villas-Boas, que morreu em 1999.
Em mais de setenta anos de história, o Hot Clube de Portugal terá vivido o momento mais difícil em 2009, quando a cave onde funcionava há décadas, num edifício na Praça de Alegria, ficou destruído num incêndio, sobrando hoje apenas a fachada do prédio.
Dois anos depois, em 2011, o Hot Clube de Portugal retomou a atividade duas portas ao lado da cave antiga, num espaço mais moderno, mas, ainda assim, pequeno. E com a ficha de sócio de Luiz Villas-Boas a relembrar quando tudo começou, em 1948.
Em 2014, foi criada a etiqueta discográfica do clube.
Comentários