A alteração dos níveis de contágio dos seis concelhos da ilha de São Miguel e respetivas medidas entraram em vigor às 00:00 locais (01:00 em Lisboa).

Assim, a partir de hoje, apenas o concelho de Vila Franca do Campo permanece em alto risco, por ter tido nos últimos sete dias 134 casos de covid-19 por 100 mil habitantes, segundo os números divulgados pelo Governo Regional dos Açores na quinta-feira.

Neste município, os estabelecimentos de restauração passam a estar abertos até às 15:00, sendo que podem funcionar em regime de ‘take-away’ até às 22:00 locais, mas os cafés continuarão encerrados.

A circulação em Vila Franca do Campo continuará também a ser proibida a partir das 20:00 nos dias de semana, mas ao fim de semana a restrição passa a ser aplicada apenas a partir das 17:00.

Ainda de acordo com a avaliação semanal de risco, os concelhos da Lagoa e Ribeira Grande passam a estar em médio alto risco, Povoação em médio risco, Ponta Delgada em baixo risco e o Nordeste em muito baixo risco.

Em Lagoa e na Ribeira Grande, os restaurantes e cafés poderão também estar abertos até às 15:00, sendo igualmente permitido o funcionamento em regime de ‘take-away’ até às 22:00.

No concelho de Povoação, os restaurantes e cafés podem funcionar até às 20:00, enquanto no município de Ponta Delgada o horário de encerramento passa para as 22:00.

No concelho do Nordeste aplicam-se medidas menos restritivas, como o funcionamento dos cafés e restaurantes até às 23:59.

A escala de risco utilizada pela Região Autónoma dos Açores tem cinco níveis: muito baixo, baixo, médio, médio alto e alto.

Na segunda-feira, o ensino presencial regressa em todos os níveis de escolaridade nos municípios de Lagoa, Nordeste, Ponta Delgada, Ribeira Grande e Povoação.

No concelho de Vila Franca do Campo continuarão a vigorar as medidas aplicadas desde segunda-feira, ou seja, apenas terão aulas presenciais os alunos do 1.º e 2.º anos do ensino básico e no caso das disciplinas do ensino secundário sujeitas a exames nacional.

O diploma do Governo Regional que estabelece estas medidas estará em vigor até às 23:59 de 15 de maio.

Na sexta-feira, a região contava com 183 casos ativos de covid-19, sendo 173 em São Miguel, sete nas Flores, dois em Santa Maria e um na Terceira.

Desde o início da pandemia, nos Açores foram diagnosticados 4.999 casos de infeção pelo novo coronavírus. Recuperaram da doença 4.663 pessoas e morreram 31.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.