“Do total dos 90 casos, 41, ou seja 46%, são casos importados e 49, 54% são casos de transmissão local”, revelou a vice-presidente do Instituto de Administração da Saúde da Madeira(IASAÚDE), Bruna Gouveia.

Apenas quatro doentes tiveram necessidade de cuidados hospitalares e apenas um destes permaneceu numa unidade de cuidados intensivos, acrescentou Bruna de Gouveia. Dos infetados, 51% são homens e 49% mulheres.

“13% tinha idade inferior ou igual a 19 anos; 62% eram adultos com idades entre os 20 e 59 anos e 265 eram idosos com idades superiores a 60 anos”, referiu.

Bruna Gouveia revelou que “o tempo de recuperados têm uma média de 25 dias, sendo 64% importados e 36% de transmissão local”.

“São 37 os casos ativos, 20% são casos importados e 80% de transmissão local, distribuídos pelo Funchal, Câmara de Lobos e Ponta do Sol”, adiantou.

Em vigilância ativa a Madeira tem 254 pessoas e em vigilância passiva, tendo feito 5.735 testes para a covid-19.

Após 60 teleconferências, o secretário regional da Saúde e da Proteção Civil, Pedro Ramos, anunciou que, de agora em diante, “será emitido diariamente um boletim a todos os canais de informação juntamente com o boletim epidemiológico e, à sexta-feira, às 18:00 horas, será feito um balanço presencial da pandemia na região”.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 280 mil mortos e infetou mais de quatro milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Mais de 1,3 milhões de doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 1.135 pessoas das 27.581 confirmadas como infetadas, e há 2.549 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.